Aleluia Ilhéus Festival estimula a economia criativa e produtiva do município

Ceará empolgado com a formatação do evento
JBO

Promover e estimular a economia criativa de Ilhéus e fortalecer o calendário turístico anual do município são os dois principais objetivos do Aleluia Ilhéus Festival, evento multicultural que vai ocorrer de 27 a 31 de março, incluindo o feriado da Semana Santa. Definido para acontecer na Avenida Soares Lopes, principal cartão-postal da cidade, o evento vai reunir manifestações culturais como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas.

Inaugurando um novo conceito para eventos turísticos realizados em Ilhéus, neste período que antecede a Semana Santa, estão sendo realizadas palestras e oficinas de técnicos do Sebrae, com expositores e vendedores ambulantes que irão ocupar de forma organizada o circuito. A ideia dessa ação é capacitar os vendedores ambulantes, para que eles obtenham orientações sobre atendimento ao cliente e apresentação de produtos, além de fomentar a formalização dos que ainda atuam na ilegalidade.

Entre os beneficiados pela capacitação gratuita está o presidente da Associação dos Ambulantes de Ilhéus, Antônio José de Alencar, o Ceará, de 58 anos. Ele afirma que este novo modelo de organização estimulado pelo Sebrae é um desejo antigo do grupo. “Ao organizar e qualificar os ambulantes que estarão presentes ao evento, as instituições valorizam o empreendedor que trabalha na legalidade”.

Ceará destaca ainda a importância da movimentação da economia entre os ambulantes e cita o próprio exemplo. Durante o verão, ele chega a vender, em média, 2,5 mil cocos por mês no Centro Histórico da cidade. “Acredito que iremos movimentar números semelhantes a estes, durante o período da Semana Santa, quando a cidade continuará movimentada”, calcula.

Formalizada e capacitada para participar do evento, a empreendedora individual Lourdes Villas Boas Del Rei, de Ilhéus, faz planos de bons negócios. Ao lado da filha, Fernanda Villas Boas Del Rei, ela produz há oito meses aromatizantes de espaços e roupas, cremes e sabonetes. As empreendedoras trabalham em casa e a produção, por enquanto, é vendida entre as amigas e vizinhas. “Essa é uma oportunidade especial de dar visibilidade à nossa marca, os 14 itens de produtos desenvolvidos por nós. O próximo passo é formar uma rede de revendas e ampliar o negócio”, planeja.

As artes integradas passarão a desempenhar um papel preponderante no evento. A abordagem e a exibição de setores da economia local lincados à cadeia produtiva do turismo, do cacau e do chocolate, bem como a exibição das obras de arte de artistas plásticos, cênicos, musicais, obras literárias de escritores da região e, ainda, os produtos dos artesãos locais, comporão o cenário do circuito festivo, revelando a população ilheense e de modo especial aos turistas, os valores artístico-culturais e da sociedade regional.

O evento será aberto pelo professor, escritor e empresário Geraldo Castelli que vai proferir, no dia 27, a partir das 20h, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, a palestra ‘Cidades Anfitriãs’. Fundador da primeira faculdade de hotelaria do país, localizada em Canela, no Rio Grande do Sul, Castelli é autor de renomadas obras, como ‘Gestão Hoteleira’ e ‘Hospitalidade na Perspectiva da Gastronomia e Hotelaria’, ambos pela Editora Saraiva. A palestra integra o seminário ‘Floresta de Chocolate’, que na manhã da quinta-feira, 28, a partir das 8h30, terá continuidade com a discussão “A experiência do ecoturismo no Rio Grande do Sul”, conduzida pelo empresário Juarez Valduga, proprietário de uma das maiores vinícolas do país – a Casa Valduga.

De acordo com a coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, um evento desse porte estimula a capacidade criativa das pessoas empreendedoras. “A região tem um grande celeiro de possibilidades para atuação neste setor, mas precisa passar por uma mudança de mentalidade sobre o modelo econômico para as próximas décadas. O importante é usar o talento, a criatividade e o capital intelectual para desenvolver bens de consumo que nunca chegam ao fim”, destaca.

O Ilhéus Aleluia Festival é promovido pela Prefeitura e pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com o patrocínio do governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e Bahiatursa, Sebrae, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Desenbahia, Ceplac, Bahiagás, Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Instituto Cabruca e Instituto Nossa Ilhéus.